Posições do corpo
As posições utilizadas na Missa refletem o estado
que a alma do fiel deve ter no momento em que ela é utilizada. Mais do que atos
externos e mecânicos, elas salientam a importância de determinadas partes da
Missa e apontam ao fiel como deve se portar interiormente nelas.
Assim, a posição em que mais tempo ficamos
durante a Missa é em pé. Ficamos em pé durante os Ritos Iniciais, na Seqüência,
na Aclamação ao Evangelho e em sua Proclamação, na Profissão de Fé, na Oração
Universal, e desde logo antes do “Orai, irmãos...” – durante o Ofertório – até a
Epíclese ou a Consagração – conforme o costume –, desde a Aclamação que se
segue ao “Eis o Mistério da Fé” até a Comunhão do Sacerdote, e da Oração depois
da Comunhão até a Despedida. Ficamos sentados durante as leituras da Liturgia
da Palavra, durante a Homilia, e durante o Ofertório. Podemos ficar sentados
também enquanto outros fiéis estão na procissão para recepção da Comunhão, ou
após comungarmos, na Ação de Graças. Ficamos, por fim, ajoelhados, na
Consagração, e, onde for costume, também após receber a Santa Comunhão e no
Ato Penitencial. É costume, outrossim, que os que não podem comungar, por
qualquer motivo, ajoelhem-se para fazer um ato de comunhão espiritual, que,
todavia, pode ser feito de pé ou mesmo sentado, ainda que o recomendável seja a
primeira posição – de joelhos.
A genuflexão é um ato que consiste em dobrar
apenas o joelho direito, encostando-no no chão – e não apenas fazendo uma
espécie de “meia genuflexão”. O sacerdote faz tal gesto logo após a
Consagração, uma vez depois de cada espécie (portanto, temos aí duas
genuflexões). Também deve o celebrante genufletir antes de comungar (terceira
genuflexão). Se houver sacrário no presbitério, o sacerdote e os ministros
genufletem quando passarem por ele, no início e no fim da Missa, exceto o acólito
que carrega a cruz processional, mas não durante a mesma. Os fiéis devem
genufletir, durante e fora da Missa, sempre que passarem pelo sacrário, exceto
se caminharem processionalmente; havendo apenas o altar
sem o tabernáculo, faz-se a inclinação profunda – vênia.
Faça-se inclinação de cabeça aos nomes de
Jesus, de Maria Santíssima e ao nomear conjuntamente as Pessoas da Trindade.
Fonte:site da diocese de Frederico Westphalem
Fonte:site da diocese de Frederico Westphalem
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